Make your own free website on Tripod.com

Salmos da Bíblia

Salmo 40

Home
Salmo 1
Salmo 2
Salmo 3
Salmo 4
Salmo 5
Salmo 6
Salmo 7
Salmo 8
Salmo 9
Salmo 10
Salmo 11
Salmo 12
Salmo 13
Salmo 14
Salmo 15
Salmo 16
Salmo 17
Salmo 18
Salmo 19
Salmo 20
Salmo 21
Salmo 22
Salmo 23
Salmo 24
Salmo 25
Salmo 26
Salmo 27
Salmo 28
Salmo 29
Salmo 30
Salmo 31
Salmo 32
Salmo 33
Salmo 34
Salmo 35
Salmo 36
Salmo 37
Salmo 38
Salmo 39
Salmo 40
Salmo 41
Salmo 42
Salmo 43
Salmo 44
Salmo 45
Salmo 46
Salmo 47
Salmo 48
Salmo 49
Salmo 50
Salmo 51
Salmo 52
Salmo 53
Salmo 54
Salmo 55
Salmo 56
Salmo 57
Salmo 58
Salmo 59
Salmo 60
Salmo 61
Salmo 62
Salmo 63
Salmo 64
Salmo 65
Salmo 66
Salmo 67
Salmo 68
Salmo 69
Salmo 70
Salmo 71
Salmo 72
Salmo 73
Salmo 74
Salmo 75
Salmo 76
Salmo 77
Salmo 78
Salmo 79
Salmo 80
Salmo 81
Salmo 82
Salmo 83
Salmo 84
Salmo 85
Salmo 86
Salmo 87
Salmo 88
Salmo 89
Salmo 90
Salmo 91
Salmo 92
Salmo 93
Salmo 94
Salmo 95
Salmo 96
Salmo 97
Salmo 98
Salmo 99
Salmo 100
Salmo 101
Salmo 102
Salmo 103
Salmo 104
Salmo 105
Salmo 106
Salmo 107
Salmo 108
Salmo 109
Salmo 110
Salmo 111
Salmo 112
Salmo 113
Salmo 114
Salmo 115
Salmo 116
Salmo 117
Salmo 118
Salmo 119
Salmo 120
Salmo 121
Salmo 122
Salmo 123
Salmo 124
Salmo 125
Salmo 126
Salmo 127
Salmo 128
Salmo 129
Salmo 130
Salmo 131
Salmo 132
Salmo 133
Salmo 134
Salmo 135
Salmo 136
Salmo 137
Salmo 138
Salmo 139
Salmo 140
Salmo 141
Salmo 142
Salmo 143
Salmo 144
Salmo 145
Salmo 146
Salmo 147
Salmo 148
Salmo 149
Salmo 150
Salmos Hebraico - Escutar
Distorções nos Salmos - Tehilim
Mais Lidos
Provérbios

David quer expressar sua eterna gratidão a Deus por ter sido favorecido por Ele. Para tanto reafirma sua obediência à Torá e proclama Suas maravilhas ao mundo. As experiências pessoais de David e sua resposta a elas são como as do povo de Israel em sua história.

Faça as palavras do  Salmistas as suas!

SALMO 40 - LIVRO I - SALMO DA SEMANA - COMPLETO - PORT. HEB. ESPANHOL

1 - ORAÇÃO ANTES DE RECITAR UM SALMO
2 - SALMO ESCRITO - LÍNGUA PORTUGUESA – BÍBLIA HEBRAICA (TANACH)
3 - TRANSLITERADO DO HEBRAICO
4 – ORAÇÃO DEPOIS DE RECITAR O SALMO
5 – SALMO PARA OUVIR NA LÍNGUA HEBRAICA
6 – SALMO ESCRITO EM ESPANHOL
7- SALMO PARA OUVIR NARRAÇÃO REPÓRTER CID MOREIRA (VERSÃO DIFERENTE DA ESCRITA).

1 - ORAÇÃO ANTES DE RECITAR UM SALMO

Ó ETERNO, NOSSO D’US E D’US DE NOSSOS PAIS, QUE COM AMOR ESCOLHESTE TEU SERVO DAVID E SEUS DESCENDENTES, E QUE TE DELEITAS COM CÂNTICOS E LOUVORES, POSSAM SER DO TEU AGRADO OS SALMOS QUE VOU PRONUNCIAR. CONSIDERA-OS COMO SE O PRÓPRIO REI DAVID - DE ABENÇOADA MEMÓRIA - TIVESSEM SIDO RECITADOS. QUE O MÉRITO DOS VERSÍCULOS QUE COMPÕEM OS SALMOS, DAS PALAVRAS QUE O FORMAM, DAS LETRAS E VOGAIS COM QUE SÃO ESCRITOS, DOS NOMES SAGRADOS FORMADOS PELAS INICIAIS E FINAIS - CONCORRAM PARA TRAZER EXPIAÇÃO PARA NOSSAS TRANSGRESSÕES E PECADO QUE SEJAM ERRADICADOS DA TERRA TODOS OS MALÉVOLOS, BEM COMO ARRANCADOS DAS ROSEIRAS-BRAVAS QUE CERCAM A ROSA CELESTIAL TODOS OS ESPINHOS, FAZENDO A NOIVA DA JUVENTUDE UNIR-SE AO SEU AMADO EM FRATERNIDADE, COMPANHEIRISMO E AMOR. QUE ESTA MÍSTICA UNIÃO NOS TRAGA UMA PLENITUDE DE BENÇÃO PARA NOSSO ESPÍRITO, ALENTO PARA NOSSA ALMA, PURIFICAÇÃO PARA NOSSAS INIQUIDADES, PERDÃO PARA NOSSOS PECADOS E EXPIAÇÃO PARA AS NOSSAS TRANSGRESSÕES. PERDOA-NOS COMO FIZESTE AO REI DAVID, QUANDO DIANTE DE TI RECITOU ESTES MESMO SALMOS COMO ESTÁ ESCRITO: “O ETERNO TAMBÉM PERDOOU TEU PECADO. NÃO PERECERÁS. “QUE TU, Ó ETERNO, NÃO NOS FAÇAS DEIXAR ESTE MUNDO ANTES DA NOSSA BOA HORA, ANTES QUE POSSAMOS REPARAR O QUE DE ERRADO FIZEMOS AO LONGO DE NOSSA VIDA”. QUE SEJA PARA NÓS UM ESCUDO DE PROTEÇÃO O MÉRITO DO REI DAVID - DE ABENÇOADA MEMÓRIA - E QUE TE SEJAS PACIENTE CONOSCO E ESPERES ATÉ QUE POSSAMOS A TI RETORNAR EM COMPLETO ARREPENDIMENTO. ACOLHE-NOS EM TUA INFINITA MISERICÓRDIA, COMO ESTÁ ESCRITO: “SOU COMPASSIVO PARA COM AQUELES A QUEM EU FAVOREÇO E MISERICORDIOSO PARA COM OS QUE MERECEM MINHA MISERICÓRDIA”. ASSIM COMO ELEVAMOS A TI NOSSAS CANÇÕES NESTE MUNDO, QUE MERECEMOS, Ó ETERNO, NOSSO D’US, O PRIVILÉGIO DE CANTAR TEUS LOUVORES NO MUNDO VINDOURO E, ATRAVÉS DA RECITAÇÃO DOS SALMOS, LEVAR A ROSA DE SARON, A CANTAR HARMONIOSAMENTE, COM JUBILO E ÊXTASE, NA MORADA DO NOSSO D’US, REVESTIDA DE ESPLENDOR E MAJESTADE, PRONTAMENTE, AINDA EM NOSSOS DIAS. AMÉN, SÊLA! 


VINDE E ERGAMOS NOSSAS CANÇÕES AO ETERNO A ROCHA DE NOSSA SALVAÇÃO. COM AÇÃO DE GRAÇAS NOS APRESENTAREMOS PERANTE ELE E EM SEU LOUVOR ENTOAREMOS SALMOS, POIS O ETERNO É D’US E REI MAJESTOSO, ACIMA DE TODOS OS PODEROSOS. 

2 - SALMO ESCRITO - LÍNGUA PORTUGUESA – BÍBLIA HEBRAICA (TANACH)

SALMO 40

1.  Ao mestre do canto, um salmo de David.

2.  No Eterno depositei minha esperança e Ele para mim Se inclinou, e minha prece ouviu.

3.  Salvou-me do abismo e do lamaçal; sobre uma rocha me postou e orientou meus passos.

4.  Em minha boca pôs uma nova canção, um cântico de louvor a meu Deus; possam muitos compreender o que aconteceu e adquirirão confiança e temor no Eterno.

5.  Bem-aventurado é aquele que no Eterno deposita a sua confiança, e que não se volta para os soberbos nem para os que propagam mentiras.

6.  Ó Eterno, quanto fizeste! Desígnios e atos plenos de maravilhas a nós dedicastes que, de tal forma, ninguém a Ti se pode comparar. Eu os relataria por toda parte, não fossem eles tão numerosos!

7.  Fizeste-me compreender que nem oferendas nem sacrifícios desejaste; não requereste de mim sacrifícios para remir meus pecados.

8.  Proclamei então: “Vê, trarei um pergaminho, narrando o que me aconteceu.”

9.  Sempre almejei cumprir Tua vontade, e Tua Torá está no íntimo de meu ser.

10.               Às multidões anunciei Teus atos de justiça, pois não se puderam conter meus lábios, como Tu sabes, ó Eterno.

11.               Não guardei só em meu coração o louvor de Tua justiça; Tua salvação e fidelidade proclamei; da multidão não escondi Tua benevolência e Tua verdade.

12.               Sei que não me negarás Tua misericórdia; Tua proteção dedicada guardar-me-á continuamente.

13.               Porque infindáveis males me acometem, alcançaram-me minhas iniqüidades e me tolheram a visão; são mais numerosas que os cabelos da minha cabeça e fizeram desfalecer meu coração.

14.               Não tardes em salvar-me, ó Eterno; apressa-Te em meu socorro, ó Eterno.

15.               Que sejam humilhados e frustrados os que tentam destruir minha alma e recuem desonrados os que querem o meu mal.

16.               Recuem envergonhados e se sintam desolados os que zombam de mim.

17.               Regozijar-se-ão e se alegrarão, porém, aqueles que Te buscam, e Te exaltarão os que se comprazem com Tua redenção.

18.               Quanto a mim, sou desvalido e pobre. Ó Eterno, não desvies de mim Teu pensamento, pois Tu és meu escudo e minha proteção; não tardes, ó Eterno, Deus meu.

3 - TRANSLITERADO DO HEBRAICO


SALMO 40

Lamenatsêach ledavid mizmor. Cavo kiviti Adonai, vaiet elai vayishmá shav’ati. Vaiaalêni mibor shaon mitit haiaven, vaiakem al sêla raglai conen ashurai. Vayiten befi shir chadash tehila lelohênu, yir’u rabim veyirau veyivtechu badonai. Ashrê haguéver asher sam Adonai mivtacho, velo fana el rehavim vessatê chazav Rabot assíta ata Adonai Elohai, nifleotêcha umach’shevotêcha elênu, en aroch elêcha aguída vaadabêra, atsemu missapêr. Zévach uminchá lo chafáts’ta, oznáyim caríta li, olá vachataá lo shaálta. Az amárti hine váti, bimguilat sêfer catuv alai. Laassót retsonechá Elohai chafáts’ti, vetoratechá betoch meai. Bissarti tsédec becahal rav, hine sefatai lo ech’la, Adonai ata iadáta. Tsidcatechá lo chissiti betoch libi, emunatechá uteshuatechá amárti, lo chichádeti chasdechá vaamitechá lecahal rav. Ata Adonai lo tich’lá rachamêcha mimêni, chasdechá vaamitechá tamid yitserúni. Ki afefu alai raót ad en mispar, hissigúni avonotai velo iacholti lir’ot, atsemu missaarot roshi velibi azavani. Retse Adonai lehatsilêni, Adonai leezrati chúsha. Ievôshu veiachperú iachad mevac’shê nafshi lispota, yissôgu achor veyicalemu chafetsê raati. Iashômu al ékev boshtam, haomerim li heach heach. Iassíssu veyismechú bechá col mevakeshêcha, iomeru tamid yigdal Adonai ohavê teshuatêcha. Vaani ani veevion Adonai, iachashov li, ezrati umfalti áta, Elohai al teachar.


4 – ORAÇÃO DEPOIS DE RECITAR O SALMO

Ó ETERNO, NOSSO DEUS E DEUS DE NOSSOS PAIS PELO MÉRITO DO LIVRO________________ DA TORÁ (PENTATEUCO), QUE ACABAMOS DE RECITAR, PELOS MÉRITOS DAS PALAVRAS QUE FORMAM SEUS VERSÍCULOS, PELOS MÉTODOS DOS SAGRADOS NOMES DIVINOS QUE DELES EMANAM -, CONCEDE-NOS EXPIAÇÃO POR TODAS NOSSAS TRANSGRESSÕES, PERDÃO POR NOSSA INIQUIDADE E POR TODOS OS ATOS PECAMINOSOS DIANTE DE TI. FAZE-NOS RETORNAR A TI EM SINCERO E COMPLETO ARREPENDIMENTO. CONDUZE-NOS POR TEUS CAMINHOS, INSPIRA-NOS A AGIR SEMPRE A TEU SERVIÇO E ABRE NOSSOS CORAÇÕES AO ESTUDO DA TUA TORÁ. ENVIA EM PLENO RESTABELECIMENTO AOS ENFERMOS DA TUA NAÇÃO E A PARTICULARMENTE A...............[NOME], FILHO/A DE.....................[NOME DA MÃE]. PROCLAMA LIBERDADE PARA OS CATIVOS, E QUE SEJAM LIBERTADOS TODOS OS PRISIONEIROS. QUANTO AOS PEREGRINOS DO TEU POVO, VIAJANTES POR TERRAS, MARES E RIOS PROTEGE-OS E LIVRA-OS DE FERIMENTOS E DORES E CONDUZE-OS EM PAZ AOS SEUS DESTINOS. RECORDA-TE DOS QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM TER FILHOS, PARA QUE VEM A TÊ-LOS PARA QUE TE SIRVAM ETERNAMENTE. PROTEGE AS GRÁVIDAS DE TUA NAÇÃO, ISRAEL, E PARA QUE NÃO OCORRAM ABORTOS, LIVRA DE TODO MAL AS QUE JÁ ESTÃO NA SALA DE PARTO. FAZE COM QUE NÃO FALTE LEITE AOS SEIOS DAS MÃES QUE AMAMENTAM.

QUE DOENÇAS, AFLIÇÕES E OCORRÊNCIAS MÁS NÃO ACOMETAM A NENHUMA CRIANÇA DE TEU POVO. CONDUZE-NOS AO ESTUDO DA TORÁ (PENTATEUCO) COM DEDICAÇÃO E AMOR. PROTEGE-OS DA INCLINAÇÃO PARA O MAL, DA PESTILÊNCIA, DAS PRAGAS, DOS OLHOS QUE LHE DESEJAM MAL, E DE SATÃ. ANULA OS DECRETOS MALÉVOLOS QUE AMEACEM PREJUDICAR OS MEMBROS DO TEU POVO, ONDE QUER QUE ESTEJAM. 

QUE O ESPÍRITO DE BONDADE PAIRE SOBRE OS CORAÇÕES DOS GOVERNANTES EM RELAÇÃO A NÓS PARA QUE DECRETEM LEIS FAVORÁVEIS E BENIGNAS. 
ENVIA BÊNÇÃOS E ÊXITO PARA NOSSAS OBRAS. QUE NOSSO SUSTENTO VENDA DA TUA MÃO, ABERTA E GENEROSA, E QUE TEU POVO ISRAEL NÃO SEJA FORÇADO A DEPENDER DE AJUDA DE OUTRAS PESSOAS OU OUTRAS NAÇÕES. CONCEDE AMPLO SUSTENDO A CADA UM DE NÓS E PERMITE-NOS CONSEGUIR O QUE, PORVENTURA, NOS FALTE. QUE LOGO NOS REDIMAS E RECONSTRUAS NOSSO TEMPLO SAGRADO COM TODO SEU ESPLENDOR E SANTIDADE, PELO MÉRITO DOS TREZE ATRIBUTOS DE MISERICÓRDIA REGISTRADA EM TUA TORÁ (PENTATEUCO), COMO ESTÁ ESCRITO: “ETERNO, ETERNO DEUS MISERICORDIOSO E PIEDOSO, TARDIO EM IRAR-SE, ABUNDANTE EM BONDADE E VERDADE, QUE MANTÉM SUA PIEDADE PARA COM DUAS MIL GERAÇÕES, PERDOA A INIQUIDADE, A REBELIÃO E O PECADO E ABSORVE.” 

QUEM TE INVOCA DESTA FORMA NÃO DEIXA DE RECEBER TUA RESPOSTA. AJUDA-ME, Ó DEUS DE NOSSA SALVAÇÃO, E PELA GLÓRIA DO TEU NOME. SALVA-NOS E CONCEDI-NOS EXPIAÇÃO POR NOSSAS TRANSGRESSÕES, POR AMOR DE TEU NOME. BENDITO SEJA O ETERNO PARA TODO O SEMPRE. ASSIM SEJA, AMÉN!

5 – SALMO PARA OUVIR NA LÍNGUA HEBRAICA

SALMO 40

http://www.aoal.org/Hebrew/AudioBible/27_Psalms/27-Psa_040.mp3


6 – SALMO ESCRITO EM ESPANHOL

Salmos 40

Salmos 40:3

Puso luego en mi boca canción nueva, alabanza á nuestro Dios. Verán esto muchos, y temerán, Y esperarán en ETERNO.

Salmos 40:4

Bienaventurado el hombre que puso á ETERNO por su confianza, Y no mira á los soberbios, ni á los que declinan á la mentira.

Salmos 40:5

Aumentado has tú, oh ETERNO Dios mío, tus maravillas; Y tus pensamientos para con nosotros, No te los podremos contar: Si yo anunciare y hablare de ellos, No pueden ser enarrados.

Salmos 40:6

Sacrificio y presente no te agrada; Has abierto mis oídos; Holocausto y expiación no has demandado.

Salmos 40:7

Entonces dije: He aquí, vengo; En el envoltorio del libro está escrito de mí:

Salmos 40:8

El hacer tu voluntad, Dios mío, hame agradado; Y tu ley está en medio de mis entrañas.

Salmos 40:9

Anunciado he justicia en grande congregación: He aquí no detuve mis labios, ETERNO, tú lo sabes.

Salmos 40:10

No encubrí tu justicia dentro de mi corazón: Tu verdad y tu salvación he dicho: No oculté tu misericordia y tu verdad en grande concurso.

Salmos 40:11 

Tú, ETERNO, no apartes de mí tus misericordias: Tu misericordia y tu verdad me guarden siempre.

Salmos 40:12

Porque me han cercado males hasta no haber cuento: Hanme comprendido mis maldades, y no puedo levantar la vista: Hanse aumentado más que los cabellos de mi cabeza, y mi corazón me falta.

Salmos 40:13

Quieras, oh ETERNO, librarme; ETERNO, apresúrate á socorrerme.

Salmos 40:14

Sean avergonzados y confusos á una Los que buscan mi vida para cortarla: Vuelvan atrás y avergüéncense Los que mi mal desean.

Salmos 40:15

Sean asolados en pago de su afrenta Los que me dicen: ¡Ea, ea!

Salmos 40:16

Gócense y alégrense en ti todos los que te buscan; Y digan siempre los que aman tu salud: ETERNO sea ensalzado.

Salmos 40:17 

Aunque afligido yo y necesitado, ETERNO pensará de mí: Mi ayuda y mi libertador eres tú; Dios mío, no te tardes.



7- SALMO PARA OUVIR NARRAÇÃO REPÓRTER CID MOREIRA (VERSÃO DIFERENTE DA ESCRITA).



SALMO 112 - CLICA NO LINK PARA OUVIR
https://www.youtube.com/watch?v=OHSWShPQ1XE

GRUPO SALMOS DA BÍBLIA – FACEBOOK 

https://www.facebook.com/groups/226950017380773/?fref=ts